AI Carol da TOTVS conecta e organiza dados empresariais, gerando insights próprios e providos de algoritmos do machine learning nas empresas.

Atualmente, adotar soluções tecnológicas nas atividades de uma empresa é fundamental para que o empreendimento ganhe com vantagem competitiva. Nesse sentido, uma tecnologia que vem sendo bastante utilizada é o machine learning, método de análise de dados que é capaz de automatizar e construir modelos analíticos.

Em outras palavras, o machine learning é um ramo da inteligência artificial baseado na ideia de que os sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e auxiliar na tomada de decisões com o mínimo de intervenção humana.

Essa tecnologia surgiu do reconhecimento de padrões e da teoria de que os computadores podiam aprender sem receberem programação de um humano para realizar suas atividades específicas, ou seja, pesquisadores queriam entender se as máquinas podiam aprender com dados.

A intenção era que, na verdade, quando os modelos fossem expostos a novos dados, eles fossem capazes de se adaptar independentemente e aprenderem com as versões anteriores, a fim de produzir decisões e resultados confiáveis, passíveis de sofrerem repetição.

Hoje em dia, mesmo que diversos algoritmos do machine learning já existam há algum tempo, a dificuldade está em aplicar os cálculos matemáticos complexos à tecnologia de Big Data automaticamente, sendo esse um desenvolvimento mais recente.

O interesse no machine learning nas empresas se deve aos mesmos fatores que tornaram a mineração de dados popular: o crescente volume e variedade de dados disponíveis, o processamento computacional barato e poderoso e, também, o armazenamento de dados acessível.

A montadora Tesla é uma das pioneiras na aplicação do machine learning para a condução autônoma dos seus veículos. O tamanho da frota atual em circulação e o compartilhamento de dados em relação à identificação de objetos nas vias torna o aprendizado em escala muito mais eficiente.

Diante disso, é possível produzir com o machine learning, de maneira ágil e automática, modelos capazes de analisar dados maiores e mais complexos, entregando resultados mais rápidos e precisos.

Machine Learning nas empresas com a Carol da TOTVS

Um exemplo de como essa tecnologia acontece na prática é a plataforma Carol, da TOTVS. O objetivo da Carol é usar a inteligência voltada para negócios para conectar e organizar os dados que as empresas possuem, gerando insights próprios e providos de algoritmos do machine learning nas empresas.

Além disso, a Carol permite que qualquer fonte de dados seja conectada a ela, seja uma aplicação, banco de dados, planilha, imagem, fontes externas de dados, entre outros, bem como ajuda as empresas a alcançarem um alto nível de qualidade para os seus dados. Uma outra possibilidade encontrada na plataforma Carol é a capacidade de utilizar modelos de machine learning, ou seja, cientistas podem desenvolver seus próprios modelos e realizar a liberação na plataforma.

Como a intenção da TOTVS, com a Carol, é que sua solução de machine learning tenha forma nativa, é necessário que, em todos os segmentos, a Carol seja adaptada para diversos tamanhos de empresas. Assim, a plataforma é destinada para empresas de médio a grande porte de qualquer setor; enquanto para as empresas de pequeno porte, a solução é embutida em outros produtos da TOTVS ou de parceiros.

Conhecimento é a Chave!

Para os empreendedores que desejam implementar soluções de machine learning nas empresas, no entanto, é importante que se adquira conhecimento mais profundos sobre a tecnologia.

Alguns cursos podem ajudar a obter esse conhecimento, como os oferecidos pelo Google, Amazon, Microsoft e IBM. No curso disponibilizado pelo Google, gratuitamente, que conta com 15 horas de duração e mais de 40 exercícios, a ideia é facilitar o acesso ao aprendizado sobre a tecnologia, com a apresentação de conceitos básicos de programação e Python.

Quanto aos cursos ofertados pela Amazon, que também são gratuitos, há mais de 45 horas de conteúdo para aprender mais sobre o machine learning. Desenvolvedores, cientistas, engenheiros e outros profissionais podem usar esse treinamento para aprofundar o conhecimento sobre o tema.

O curso da Microsoft, como diferencial, possui uma plataforma própria de ensino, disponibilizando 12 módulos gratuitos de ensino sobre a inteligência artificial, com introdução à linguagem de programação, aplicações, matemática essencial para machine learning e leis e ética para dados. Por fim, o curso da IBM ensina o básico sobre a tecnologia usando Python, uma das linguagens de computação mais populares do mercado.

Com isso, as empresas que querem investir nesse tipo de tecnologia para suas atividades podem não só contar com o uso da Carol na rotina de trabalho como também buscar por cursos que assegurem que os profissionais estejam devidamente capacitados para lidar com essa solução. Assim, os resultados gerados pelo uso da plataforma ajudarão em uma melhor tomada de decisões e uma consequente vantagem competitiva no mercado.

A CRM Services, maior consultoria especialista TOTVS no Brasil é uma das pioneiras em implantação, revitalização e desenvolvimento em soluções como Protheus, RM e fluig da TOTVS, acompanhados da AI Carol.

Entre em contato e descubra como podemos ajudar sua empresa.