Skip to content Skip to footer

Protheus RH – o que contempla e por que utilizar?

Cada vez mais estratégico, o Protheus RH conta com soluções que transformam a gestão de pessoas de forma completa e com máxima eficiência.

Foi o tempo em que a tecnologia se limitava a setores estratégicos, controles administrativos ou processos produtivos. Aplicações vocacionadas como o TOTVS Protheus RH, tem gerado resultados surpreendentes, tanto em otimização e agilidade das rotinas, aumento da produtividade, mensuração de dados e desenvolvimento do capital humano.

A solução desenvolvida pela provedora é integrada ao ERP TOTVS Protheus e ao Fluig – plataforma de gestão da provedora, projetada para atender todas as especificações de diversos segmentos diferentes de mercado, com integrações nativas de sistemas terceiros.

Em sua essência, o TOTVS Protheus RH apoia no controle e gerenciamento de Gestão de Pessoas; Folha de Pagamento e Ponto Eletrônico; Férias e Rescisões; Gestão Benefícios; Cargos e Salários; Controle de Acesso; Recrutamento e Seleção; Medicina e Segurança do Trabalho; Gestão de Processos Trabalhistas, e muito mais.

Dentre seus principais módulos estão:

Analytics

A solução conta com dashboards dinâmicos e visões gráficas intuitivas, permitindo gerar relatórios com indicadores de desempenho de cada departamento, nível de absenteísmo, turnover, e, valor da folha de pagamento por centro de custo e filial, facilitando a gestão de pessoal.

Cargos e Salários

Com o módulo de Cargos e Salários do Protheus RH, pode-se controlar a estrutura e alterações de cargos,  rotinas e desenvolvimento de planos de carreiras e as faixas salariais com eficiência.

Por meio da ferramenta é possível criar estruturas de rotinas e atividades que compõe os cargos, para que sejam usados a cada contratação, sem a necessidade de preenchimento de dados ao registrar um novo funcionário.

O módulo permite a configuração de reajustes como dissídio e aumentos salariais conforme evolução e regras definidas pela empresa, facilitando a construção de plano de carreira para colaboradores.

Controle de Headcount e Verbas

O módulo de controle de headcount do Protheus RH realiza uma análise completa e bem estruturada da distribuição de força de trabalho, contagem de pessoal e controle de distribuição de verbas, fornecendo dados para facilitar a tomada de decisão ágil e precisa.

Headcount no TOTVS Protheus RH
Headcount é um termo utilizado na área de Recursos Humanos para a mensuração ou contagem de funcionários empregados pela organização. Trata-se de um importante indicador de performance e está intrinsecamente ligado ao planejamento estratégico e orçamentário da empresa.
Um bom processo de previsão do número de colaboradores permite a criação de uma projeção de custos associados:
À contratação da força de trabalho necessária para suportar a estratégia da empresa,
ao desenvolvimento dos colaboradores (necessidades de treinamento) e ao estabelecimento e definição de salários (levando em consideração as promoções).

Folha de Pagamento

No módulo de Folha de Pagamento do Protheus é possível armazenar as Médias de Verbas Variáveis, como horas extras e comissões, mitigando erros no momento de compor os valores de uma rescisão ou décimo-terceiro, tornando o processo da folha mais simples, assertivo e ágil.

Sua arquitetura multicamadas facilita e traz velocidade para o processamento de grandes volumes de pagamentos, com flexibilidade no cálculo do ponto, configuração de verbas personalizadas conforme regras internas e convenções coletivas.

O TOTVS Protheus RH também está preparado para atender as exigências do programa governamental de estímulo ao emprego – Contrato de Trabalho Verde-Amarelo – MP 905/2019, permitindo contratações com desoneração de folha, para as pessoas entre dezoito e vinte e nove anos de idade.

O modelo do governo é vedado aos trabalhadores submetidos a legislação especial e se aplica exclusivamente à novos postos de trabalho, não enquadrando vínculos laborais de contrato de experiência, menor aprendiz, trabalho intermitente e avulso.

Gestão de Pessoal

O módulo de Gestão de Pessoal realiza todo o controle de cálculos e concentra diversos processos importantes e estratégicos para o RH, como: cadastros gerais; benefícios; afastamentos; férias; salário; 13º salário; admissões e rescisões; folha de pagamento; empréstimos; encargos; e-social; CAC; integração contábil e financeira; descontos de previdência privada; abonos e muitos outros.

Como o processamento é realizado em blocos, o sistema calcula todas essas rotinas automaticamente, separando a ação por unidades de negócio ou filiais da empresa. Dessa forma, o software ganha em performance, tornando possível rodar a folha de milhares de funcionários de forma ágil e precisa.

Ponto Eletrônico

No módulo de Ponto Eletrônico é possível controlar a entrada e saída de funcionários de forma automática; turnos; jornadas; frequências; acordos sindicais entre outros, totalmente integrado ao sistema de gestão.

A solução é flexível e pode ser configurada para seguir as especificações da empresa. Ela realiza a leitura automática das marcações com qualquer relógio de ponto que atenda à portaria 1510 do Ministério do Trabalho, capturando um arquivo txt gerado na marcação e incorporando os dados ao sistema.

Logo que o funcionário realiza o registro, o ERP gera informações sobre horas extras, turnos, faltas, entre outros, integrando esses dados ao TOTVS Protheus RH de forma imediata, alimentando demais rotinas do sistema como banco de horas, abonos e folha de pagamento.

Recrutamento e Seleção

Uma das principais necessidades do setor de RH é a automação das etapas do processo de seleção, desde a inscrição do candidato ate a contratação. A ferramenta auxilia no armazenamento e acesso de dados de forma prática, e, além de fornecer maior controle, por meio do banco de currículos, também auxilia na busca e identificação de talentos, gerenciando as etapas com controle de prazos e entrevistas.

Logo que o candidato é aprovado no processo, seus dados são transmitidos aos TOTVS Protheus RH para entrada e geração de folha, controle de ponto e acessos.

Clock-in by Carol e Meu RH

Como complemento às funcionalidades do TOTVS Protheus RH, a provedora lançou em 2019 o TOTVS RH Clock-in by Carol, aplicativo baseado em AI – Inteligência Artificial e machine learning, criado para facilitar e simplificar o registro de ponto eletrônico à distância através da tecnologia de reconhecimento facial, leitura de QR code, CPF do funcionário, ou por qualquer outro código identificador de controle da sua empresa.

A ferramenta conta com geolocalização e sistema antifraudes, que, ao ser acionado, impede o registro a partir de uma foto, por exemplo, e torna a coleta dos dados ainda mais precisa. O funcionário também pode fazer uma “selfie” e apontar o início e término de suas atividades.

Outra ferramenta integrada ao ERP é o aplicativo Meu RH que permite consultas e lançamentos de forma mobilie. A plataforma de alta performance centraliza todas as rotinas e processos de RH, com controle de acessos e segurança de dados.

Entre as principais funcionalidades da solução estão: consultas de colaboradores, histórico de salários e ponto eletrônico; solicitação e demonstrativo de férias; relatórios de ponto; troca de senha e login; requisições de desligamento; dashboards; solicitação do atestado médico com anexo, e muitas outras rotinas.

A CRM Services, maior Consultoria Protheus TOTVS no Brasil, está no mercado há mais de 10 anos, com consultores seniores, altamente capacitados e atualizados, tanto para implementação, suporte e desenvolvimento dos softwares de RH TOTVS, quanto dos aplicativos desenvolvidos pela provedora, voltados para o setor. Entre em contato e descubra como podemos ajudar sua empresa.

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now