Guia completo de tabelas Protheus: nomes e descrições

Conheça as Tabelas padrões do ERP TOTVS Protheus.

Uma das dificuldades de quem desenvolve no ambiente TOTVS Protheus, é encontrar as tabelas necessárias e pertinentes aos módulos do ERP.

As Tabelas TOTVS Protheus funcionam como um organizador básico dos dados do sistema de gestão e encontram-se no Banco de Dados, onde também estão os parâmetros, as parametrizações, as propriedades de apresentação na interface, entre outros.

Como acessar tabelas Protheus no banco de dados?

Para acessar as tabelas Protheus no banco de dados, basta seguir estes passos no sistema:

1. Entrar no APSDU:
  2. Arquivo/ Abrir.
  3. Top Conect.
  4. Selecionar a tabela que deseja consultar:
  5. Tabela consultada:
  6. Para filtrar os dados de consulta nesta tabela acesse “Utilitário / Filtrar”:
  7. Exemplo de filtro: Filtro pela verba 114:
  8. Somente mostrará a verba selecionada no filtro:

Para simplificar esse processo e facilitar o acesso, reunimos as tabelas padrões do TOTVS Protheus em um arquivo que você pode conferir gratuitamente a qualquer momento.

Vale lembrar que há pouco mais de um ano a TOTVS liberou a inclusão de todas as tabelas e dados referentes aos dicionários do Protheus dentro do banco de dados. As tabelas fazem parte de todos os módulos do ERP e são usadas para facilitar a busca pelos parâmetros dos campos (SX3), os índices (SIX) e os relacionamentos (SX9) no sistema.

São mais de 15 mil tabelas existentes no Protheus que servem como documentação para analistas e programadores.

Exemplos de tabelas Protheus

Segue abaixo um exemplo de tabelas sped Protheus:

CampoTítuloDescriçãoTipoContextoTamanho
CCY_FILIALFilialFilial do SistemaCReal2
CCY_CNPJCNPJ Sucedi.CNPJ PJ Cedente CredCReal14
CCY_ORICREOrigem CredOrigem do CréditoCReal2
CCY_PERIODPeríodoPeríodoCReal6
CCY_CODCod CredCódigo do créditoCReal3
CCY_TOTCRDTot. CredTot. CredNReal14, 2
CCY_CREDUTCred. UtilizCred. Utiliz.NReal14, 2
CCY_CRDISPCred. Disp.Cred. Disp.NReal14, 2
CCY_LEXTEMCred. Exte.Crédito ExtemporâneoNReal14, 2
CCY_ANOAno.OrigemAno Origem do CredCReal4
CCY_MESMes.OrigemMes Origem do CredCReal2
CCY_REANTERess.AntRessarcimentos anterioresNReal14, 2
CCY_COANTEComp.AnterCompensações anterioresNReal14, 2
CCY_RESSARessarcimentRessarcimento no períodoNReal14, 2
CCY_COMPCompensaçãoCompensação no períodoNReal14, 2
CCY_UTIANTUtilizadoCrédito UtilizadoNReal14, 2
CCY_CONSOLConsolidadoConsolid. visão EmpresaCReal1
CCY_REFEROrigem.CredOrigem.CredCReal6
CCY_RESCREReserva CredReserva Crédito PISCReal1

Além desta tabela, há inúmeras outras, como:

• Tabela SF1 Protheus;
  • Tabela Contas a Pagar Protheus;
  • Tabelas TSS Protheus;
  • Tabela sped050.

O compartilhamento de tabelas Protheus é bastante comum entre a comunidade de desenvolvedores e analistas, já que não é possível memorizar milhares de campos e configurações. A própria TOTVS oferece um dicionário completo como documentação e de forma gratuita, para que o conhecimento seja repassado a todos.

Banco de dados de tabelas Protheus

O Banco de Dados é uma espécie de repositório, onde são armazenados todos os dados gerados pela empresa, como: tabelas de clientes, de produtos, vendas, e informações em geral. Já o Dicionário de Dados atua diretamente na criação, consultas e estruturação das tabelas de dados, ou seja, ao criar qualquer campo, é preciso primeiro, realizar essa inclusão no dicionário, assim o Protheus “enxergará” a operação a ser executada.

A migração do Dicionário de Dados para o Banco de Dados do Protheus para o Banco de Dados, traz uma série de vantagens aos usuários do sistema, assim como se faz necessária para que a empresa usufrua das melhorias no comportamento da interface SIGAADV.

Dentre as vantagens estão a centralização dos metadados e dos dados sobre os cuidados do SGBD; a diminuição do I/Os no AppServer; facilidade para integração com o Identity, velocidade, maior controle e segurança de informações, um único backup centralizado, SPOF (single point of failure), entre outros.

Utilizando tabelas Protheus para otimizar o sistema

Apesar de ser um assunto extremamente técnico e utilizado em rotinas de manutenção, busca ou integridade do sistema, as tabelas Protheus também possuem um papel importante na otimização do sistema como um todo.

Por exemplo, as tabelas facilitam a integração de diferentes processos dentro do Protheus. Elas servem como pontos de conexão para informações que podem ser compartilhadas entre módulos do sistema, garantindo uma visão unificada dos dados.

De forma mais ampla, essa visão unificada também auxilia na tomada de decisões. Vamos a um exemplo: uma equipe especializada no sistema Protheus sabe quais tabelas estão relacionadas, fazendo com que os dados entre elas também estejam com históricos impecáveis.

Departamentos constantemente precisam analisar dados e informações para terem certeza se as rotinas estão sendo executadas não apenas corretamente, mas eficientemente, com rapidez, transparência e facilidade. Com tabelas bem empregadas no sistema, gerar relatórios com todos estes dados é muito mais fácil.

No entanto, para isso, é necessária uma equipe dedicada e especializada na linguagem ADVPL, nas tendências e atualizações do sistema TOTVS, entre outros diferenciais. A CRM Services é a maior consultoria TOTVS do Brasil, com uma equipe estruturada e preparada para analisar as necessidades e pontos de melhoria do ERP Protheus, desde o diagnóstico inicial, até a implantação final das melhorias.