Conheça as Tabelas padrões do ERP TOTVS Protheus.

Uma das dificuldades de quem desenvolve no ambiente TOTVS Protheus, é encontrar as tabelas necessárias e pertinentes aos módulos do ERP.

As Tabelas TOTVS Protheus funcionam como um organizador básico dos dados do sistema de gestão e encontram-se no Banco de Dados, onde também estão os parâmetros, as parametrizações, as propriedades de apresentação na interface, entre outros.

Para consultar uma Tabela Protheus no banco de dados, basta:

1. Entrar no APSDU:
  2. Arquivo/ Abrir.
  3. Top Conect.
  4. Selecionar a tabela que deseja consultar:
  5. Tabela consultada:
  6. Para filtrar os dados de consulta nesta tabela acesse “Utilitário / Filtrar”:
  7. Exemplo de filtro: Filtro pela verba 114:
  8. Somente mostrará a verba selecionada no filtro:

Para simplificar esse processo e facilitar o acesso, reunimos as tabelas padrões do TOTVS Protheus em um arquivo que você pode receber preenchendo o formulário abaixo:

Vale lembrar que há pouco mais de um ano a TOTVS liberou a inclusão de todas as tabelas e dados referentes aos dicionários do Protheus dentro do banco de dados.

Banco de dados Protheus

O Banco de Dados é uma espécie de repositório, onde são armazenados todos os dados gerados pela empresa, como: tabelas de clientes, de produtos, vendas, e informações em geral. Já o Dicionário de Dados atua diretamente na criação, consultas e estruturação das tabelas de dados, ou seja, ao criar qualquer campo, é preciso primeiro, realizar essa inclusão no dicionário, assim o Protheus “enxergará” a operação a ser executada.

A migração do Dicionário de Dados para o Banco de Dados do Protheus para o Banco de Dados, traz uma série de vantagens aos usuários do sistema, assim como se faz necessária para que a empresa usufrua das melhorias no comportamento da interface SIGAADV.

Dentre as vantagens estão a centralização dos metadados e dos dados sobre os cuidados do SGBD; a diminuição do I/Os no AppServer; facilidade para integração com o Identity, velocidade, maior controle e segurança de informações, um único backup centralizado, SPOF (single point of failure), entre outros.