Skip to content Skip to footer

O seu sistema TOTVS possui muitas customizações? Será que elas são realmente necessárias?

Uma das principais características dos sistemas de gestão empresarial da TOTVS é a facilidade de customizações e desenvolvimentos de rotinas com objetivo de aumentar a aderência da solução e agilizar processos exclusivos do negócio.

Por serem customizações de grande necessidade de diversas empresas, acabam que, de forma automática, entrando na lista de melhorias e evoluções tecnológicas da TOTVS. Porém, mesmo com tantas inovações e atualizações frequentes dos ERP’s, praticamente a totalidade dos clientes da provedora ainda possuem inúmeras personalizações.

Toda essa quantidade de desenvolvimentos geram um acúmulo de dados que, com o passar do tempo e evolução dos sistemas, ficam obsoletos e deixam de serem usados.

Muitas rotinas que antes dependiam de desenvolvimento, ou adoção de soluções paralelas, agora estão nativas nos ERPs. Um exemplo são as entregas fiscais, que em versões atuais do TOTVS RM, podem ser realizadas pelo Backoffice e até então eram geradas exclusivamente pelo TAF.

Desvendando o TAF
O TAF TOTVS, pode ser implantado de forma modular, ou segregada, e tem por objetivo apoiar a consolidação dos movimentos fiscais da empresa, e, através de uma interface amigável e simplificada, reduz a complexidade das entregas e manutenção, remove e unifica a carga de informações, e conta ainda com um repositório para histórico das movimentações declaradas.

O excesso de desenvolvimentos impacta diretamente nas migrações de versões dos sistemas, que, se não tratados corretamente antes de uma atualização, podem gerar perda de dados e até falha no processo.

Não nos posicionamos contra desenvolvimentos, pelo contrário, entendemos as personalizações como uma ação extremamente relevante para garantir não apenas a aderência do software, mas para ampliar a capacidade competitiva da empresa. 

Porém, recomendamos que avalie de forma frequente a necessidade dos fontes. Quanto mais desenvolvimento, maior o numero de manutenções e tenha certeza de que essa não é uma tarefa fácil, tanto que a TOTVS desenvolveu o TOTVS CodeAnalysis – plataforma de gerenciamento dos códigos dos softwares, para facilitar o processo de controle e validação de fontes.

Como muitas customizações TOTVS são, com o passar do tempo, incluídas como rotinas padrões nos sistemas, o CodeAnalysis, através de regras pré-determinadas pela própria desenvolvedora, mede e avalia a qualidade dos códigos-fonte das personalizações, além de checar instabilidades, corrigir requisitos e realizar melhorias, minimizando significativamente o impacto de erros ou perda de dados quando há atualizações de versões.

A CRM Services está há mais de 10 anos no mercado atuando como consultoria especialista TOTVS nas soluções Protheus, RM e Fluig, e podemos ajudar sua empresa no desenvolvimento de soluções que irão, e fato, agregar máxima performance aos seus processos. Entre em contato conosco e descubra.

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now