Skip to content Skip to footer

Calendário completo de releases TOTVS para 2024  

A existência da Política de Ciclo de Vida dos produtos TOTVS não é uma novidade para os clientes que utilizam as diversas ferramentas existentes. Este ciclo define uma periodicidade fixa da evolução dos produtos da TOTVS, fornecendo diretrizes previsíveis sobre o lançamento de novas funcionalidades e manutenções corretivas.    

A intenção desta política é ajudar o máximo de usuários possíveis e melhorar a gestão dos investimentos em Tecnologia da Informação (TI) da empresa. A melhor maneira de administrar o tempo de utilização do seu produto é planejar com segurança a adoção de uma nova versão/release.    

Os releases TOTVS servem para otimizar as ferramentas e trazer melhorias em novas versões. Ao acompanhar o Ciclo de Vida das ferramentas, o usuário terá sempre as mais recentes tecnologias e funcionalidades.  Veja em nosso conteúdo todos o calendário de atualizações do ano de 2024. 

Calendário release TOTVS completo para 2024 

São diversos produtos TOTVS que estão no mercado, atendendo diferentes setores e processos. O calendário de 2024 está recheado de atualizações que impactarão a rotina de diversos setores.  

A TOTVS já possui regras fixadas para a atualizações dos produtos, o que chamamos de Expedição TOTVS. De maneira geral as regras de periocidade são:

  • Linha Protheus: recebe atualização a cada 12 meses 
  • Linha Agro: recebe atualização a cada 6 meses 
  • Outros produtos (RM, Datasul, Fluig etc): recebe atualização a cada 4 meses 

Lembrando que a manutenção destes releases é mantida por 20 meses, em caso de necessidade de suporte direto. Após este período, o software expira de forma permanente. 

Pensando em auxiliar os profissionais que utilizar os produtos TOTVS a se organizarem e planejarem a implementação destas atualizações, vamos detalhar todas as versões que deixarão de receber manutenção em 2024 e quando será a data de expiração.  

Releases Datasul TOTVS 

Veja as atualizações do sistema Datasul para o ano de 2024 e faça o planejamento necessário para não sofrer com problemas técnicos e falta de suporte. Entre todos os sistemas TOTVS, o Datasul será o primeiro a sofrer mudanças.  

Caso tenha a versão 12.1.2301, se antecipe o máximo possível e atualize para versões mais recentes. 

Versões Datasul Data de expiração 
Versão 12.1.2301 Expira em 04/03/2024 
Versão 12.1.2307 Expira em 01/07/2024 
Versão 12.1.2311  Expira em 06/11/2024 
Versão Progress 11.x  Expira em 01/07/2024 

Releases Agro TOTVS 

Diferente da tendência da TOTVS de atualizar os softwares a cada 4 meses, a linha Agro da TOTVS é uma das exceções, assim como o Protheus. Com atualizações a cada 6 meses, 2 versões expirarão em 2024, dando lugar a novas versões.  

Versões TOTVS AgroData de expiração 
Versão 12.1.2305 Expira em 07/06/2024 
Versão 12.1.2312 Expira em 06/12/2024 

Releases Protheus 

O único software TOTVS com garantia estendida para clientes, os usuários Protheus só irão se preocupar no meio do ano de 2024. Ainda assim, pela complexidade dos módulos e das mudanças legais que estão ocorrendo neste ano, setores junto ao TI precisam ficar atentos para lidar com os releases do Protheus.  

Versão Protheus Data de expiração
Versão 12.1.2210 Expira em 30/06/2024, no entanto, clientes com garantia estendida, as datas são diferentes. Para estes, a versão expira entre 01/07/2024 até 30/06/2025. 

Releases RM 

E por último, mas não menos importante, a linha RM também terá releases em 2024 e versões expiradas. Veja mais na tabela abaixo: 

Versões TOTVS RM Data de expiração
Versão 12.1.2306 Expira em 01/06/2024 
Versão 12.1.2310 Expira em 05/10/2024 

Quais os prejuízos de não atualizar os produtos TOTVS?  

De maneira resumida e direta, a TOTVS não realiza manutenção em versões de softwares expirados, exceto casos cobertos por contrato de garantia estendida. Além disso, cada nova atualização sempre traz correções e melhorias, portanto, o maior prejuízo é não utilizar as otimizações aplicadas. 

Não usufruir das melhorias significa manter seu sistema desatualizado, à mercê de erros e problemas em dados, integrações via API e funcionamento de módulos específicos. Entenda como as novas versões beneficiam seu negócio. 

Novas versões 

Quando uma atualização surge, a TOTVS disponibiliza novas funcionalidades e melhorias tecnológicas. É também quando todas as correções de versões anteriores acontecem, realizando ainda alterações legais, principalmente relacionadas a obrigações fiscais, trabalhistas e contábeis. 

Importante salientar que a atualização para novas versões é uma ação complexa. Portanto, é necessário avaliar o impacto antes de adotar uma nova versão.  

Leve em consideração as customizações que serão necessárias em seu produto e se sua equipe de TI tem capacitação técnica implementar as novas versões sem prejudicar outros colaboradores que utilizam o sistema de gestão, seja ele qual for.  

Para evitar que sua operação trave totalmente por erros no sistema, conte com ajuda de uma consultoria independente TOTVS especializada como a CRM Services. Realizamos todo o acompanhamento da implementação de releases, configurando toda a tecnologia para trazer eficiência.  

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now