Skip to content Skip to footer

Digital Workplace no Fluig: o que é, benefícios e vantagens 

Com a necessidade de cada vez mais procurar tendências no mercado de trabalho, as empresas começaram a reconhecer a necessidade de estimular a colaboração dos funcionários, assegurar o conhecimento interno para desenvolvimento do negócio e utilizar ferramentas digitais para comunicação. Para tudo isso ser feito em um único local, o digital workplace é a tendência atual.  

É inegável que houve evolução tecnológica em diferentes setores e tamanhos de empresa. Com o crescimento dos diferentes formatos de trabalho, empresas passaram a utilizar ainda mais ferramentas como repositórios compartilhados de documentos, como o One Drive ou Google Drive, assim como o uso de videoconferências para fazer reuniões.  

Todas estas mudanças e evoluções vieram graças à adesão da tecnologia, desde a época das intranets, conhecida como redes locais para comunicação empresarial, até o uso atual do digital workplace, que veremos com mais detalhes neste conteúdo. 

Mas, afinal, o que é digital workplace, como ele afeta a experiência do funcionário e o que o Fluig, da TOTVS, tem a ver com tudo isso? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto nos próximos tópicos. 

O que é Digital Workplace? 

O Digital Workplace ou “local de trabalho digital”, traduzindo para o português, é um ambiente virtual, possibilitado pela união de tecnologias e ferramentas específicas. A ideia é que a tecnologia seja o aspecto principal do trabalho, para que os colaboradores possam realizar suas tarefas em qualquer lugar, a qualquer momento e com diferentes tipos de dispositivos.   

Funciona através de integração de diversas ferramentas e plataformas digitais, o que favorece a comunicação e a colaboração entre funcionários e setores, assim como facilita o gerenciamento de tarefas e documentos à distância. 

O Fluig é considerado um sistema de digital workspace? 

Resumidamente, sim. O Fluig Web Content Management (WCM), fornece liberdade para criar portais corporativos e transformá-los em espaços colaborativos. Independente do setor, profissional ou tema que deve ser abordado neste portal, o Fluig WCM permite desenvolver portais com interfaces personalizadas, controlando ainda diferentes níveis de acesso a documentos e processos. 

Por conta disso, o Fluig entrega um digital workplace completo, pois é possível ampliar o relacionamento com outras equipes, clientes, parceiros e fornecedores em um único local. 

Como um portal corporativo afeta a experiência do funcionário? 

Jeffrey Digital, especialista em marketing e pesquisador da área tecnológica na Gartner, explica em seu estudo “A Digital Workplace Is Crucial to Digital Transformation” que um esforço para transformação nas empresas só de fato alcançará todo o potencial quando os colaboradores tiverem a habilidade ou a possibilidade de engajar totalmente na jornada digital da empresa.  

Para isso, principalmente os líderes de operação, que estão mais próximos dos liderados, devem priorizar iniciativas do digital workplace, além de implantar ferramentas que permitem o uso assertivo deste espaço digital. A área da TI que possui o grande desafio de torná-lo palpável, principalmente em conjunto com a alta gestão e o RH. 

Sendo assim, a experiência do funcionário está relacionada ao ambiente digital que as empresas atualmente devem construir. De acordo com o Massachussets Institute of Technology – Center for Information Systems Research (MIT CISR), a definição de experiência do colaborador é:  

“A forma em que os colaboradores estão habilitados ou limitados pelas capacidades e práticas da organização para fazerem suas tarefas atualmente, assim como para imaginarem suas carreiras para o amanhã.” 

Para o MIT, uma boa experiência dos funcionários é formada por duas fundamentais características:  

  1. Um ambiente digital, físico e estrutural que pode ser adaptado para permitir que o trabalho seja projetado e executado para atender às necessidades em constantes mudanças; 
  1. Ter hábitos de trabalho colaborativos, para que os profissionais possam construir conhecimento, compartilhar ideias e ser capacitados para agregar valor ao negócio. 

Com isso em mente e o crescimento de diferentes soluções mercadológicas, boa parte das empresas já entendeu que proporcionar uma boa experiência aos funcionários é o caminho para engajar e reter os melhores talentos, além de oferecer melhorias na experiência dos clientes. 

E é por contribuir com esse objetivo que o Workplace Digital tem feito tanto sucesso.  

3 vantagens para adotar o Digital Workplace 

Há diferentes razões pelas quais os colaboradores saem ganhando quando o digital workplace é colocado em prática. Mas, em resumo, um espaço digital traz diversas vantagens, entre elas:    

  • Trabalho colaborativo e eficiente;  
  • Maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal por realizarem mais entregas se precisar fazer horas extras;   
  • Tenham recursos que ajudam na capacitação e o desenvolvimento profissional.  

Apesar destas vantagens comuns, separamos outros 3 ganhos diferenciados para as empresas que investem no digital workplace. Veja nos próximos tópicos. 

Mais flexibilidade 

Empresas com uma ferramenta poderosa de digital workplace são adeptas à flexibilidade no trabalho, que garante diversas vantagens tanto em eficiência quanto em experiência dos colaboradores.  

Em um cenário empregatício onde os formatos híbrido e remoto ganharam força e vieram pra ficar, há inúmeros profissionais que preferem escolher onde, quando e como preferem trabalhar. É basicamente o conceito do digital workplace, mas voltado para o comportamento dos colaboradores.  

É uma forma de garantir maior engajamento do colaborador, pois o sentimento de pertencimento e autonomia estão presentes em um ambiente flexível e digital. Maior engajamento traz ainda mais motivação, que consequentemente aumenta a produtividade. 

Aumento da comunicação e transparência 

Mensagens, comunicados, reuniões e estratégias são organizadas e planejadas com mais eficiência em um ambiente digital de comunicação fornecida por ferramentas de digital workplace. São mensagens enviadas em poucos minutos e facilmente visualizadas, por exemplo. 

De acordo com pesquisa da JobsInMe sobre comunicação interna, 85% dos colaboradores que responderam à pesquisa disseram se sentir mais motivados quando a organização oferece mais updates e notícias regulares sobre o negócio.  

Sendo assim, ferramentas digitais também facilitam o envio e entendimento da informação, até porque os modelos de comunicação digital são mais descentralizados. Além disso, traz maior transparência e motivação para que todos alcancem um mesmo objetivo e batam metas, por exemplo.  

Produtividade em alta 

Como já vimos anteriormente, o digital workplace está diretamente ligado à experiência dos colaboradores, que ficam mais satisfeitos trabalhando para uma empresa adepta à transformação digital.  

Uma pesquisa feita pela Gallup revelou que trabalhadores quando estão mais engajados e satisfeitos com o trabalho, geralmente são mais produtivos e criativos, trazendo resultados expressivos para empresas, como os dados abaixo: 

  • Crescimento da produtividade em 14% 
  • Aumento do NPS em 10% 
  • Crescimento nas vendas em 18% 
  • Aumento da lucratividade em 23%  
  • Melhora da participação organizacional em 13% 

Portanto, uma coisa leva a outra. Uma empresa que implanta um bom sistema de digital workplace melhora a experiência do colaborador, que estará mais engajado nas atividades rotineiras, passando a ser mais produtivo e colaborativo.  

Por que o Fluig é o WCM que sua empresa precisa? 

A falta de atualização, navegação confusa que atrapalha a construção de autonomia, assim como o acesso engessado são motivos pelos quais portais corporativos ficam de lado na estratégia de uma empresa.  

O Fluig WCM entrega 3 soluções em uma só, sendo elas:  

  • Portais personalizados com tudo que você precisa: o sistema Fluig oferece liberdade para criar intranet, extranet, portal de atendimento, portal de vendas etc. Os portais entregam total flexibilidade, oferecendo ao usuário final uma interface amigável e intuitiva. 
  • Autonomia garantida para manter portais: após portais corporativos serem criados é comum que sejam esquecidos, sem manutenção adequada. Os portais da plataforma Fluig são criados com layouts prontos e widgets (blocos de conteúdo personalizáveis), isso oferece a autonomia necessária para que os portais da sua empresa se mantenham atuais e sejam utilizados de forma estratégica.  
  • Digital Workplace na prática: a plataforma Fluig foi criada para colocar em prática os conceitos do Digital Workplace, como interface web, acesso mobile, formatos em multi-idiomas, ambiente colaborativo e gestão de conteúdo se fundem em portais criados com o WCM. 

Conheça o trabalho da consultoria Fluig da CRM Services, pronta para implementar o que o sistema Fluig tem de melhor para oferecer, como integrações complexas com ERPs e gestão completa de processos e tarefas.  

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now