Skip to content Skip to footer

Passo a passo para parametrizar o importador XML Protheus

Integrar diversos sistemas ao seu ERP possibilita uma comunicação fluída entre todos os setores da companhia e também muito mais performance.  

Por isso, existem uma infinidade de soluções desenvolvidas para importação de XML, muitas delas, inclusive, integráveis ao sistema TOTVS Protheus

A própria TOTVS oferece duas opções – uma nativa no sistema e outra desenvolvida por uma empresa parceira: 

  • Importador XML Protheus (nativo a partir da versão 12.1.25 Lobo Guará): atende os documentos NFe e CTe de entrada (recebidos), e é considerada mais simples que outras de mercado. 
  • TOTVS Colaboração: solução da Neogrid (parceira TOTVS), mais completa e melhor desenvolvida, porém com valor de setup bastante alto comparado com outras provedoras de mercado. A ferramenta é instalada no servidor de aplicação do Protheus e envia arquivos para a importação de XML do próprio ERP, funcionando de forma integrada. 

Como poucas empresas aderiram à função nativa, não há muitos avanços tecnológicos na rotina, mas de qualquer forma, vamos te explicar como parametrizar e utilizar o Importador XML Protheus. 

Parametrização e uso do Importador XML Protheus 

São alguns passos necessários para parametrizar corretamente o importador XML Protheus. Siga cada um no sistema.

Parametrize as rotinas criando o Schedule

O primeiro passo para utilizar o Importador XML Protheus é parametrizar a rotina criando o Schedule com IP, Porta e Ambiente de Produção. Em seguida, deve-se criar o Schedule chamando a rotina SCHEDCOMCOL para que leia o XML no diretório (previamente cadastrado), nos parâmetros MV_NGINN, MV_NGLIDOS e MV_NGOUT. 

Feito isso, crie o Schedule que chamará a rotina COLAUTOREAD para importar e gravar XMLs na tabela CKO (também previamente cadastrado), nos parâmetros MV_NGINN, MV_NGLIDOS e MV_NGOUT.   

Após executada a leitura, o arquivo é movido para a pasta LIDOS, apenas se o Schedule estiver com sua execução ativa. 

Crie agendamentos das rotinas

No Importador de XML é necessário criar agendamentos das rotinas responsáveis pela importação e gravação do XML no Protheus. Para isso acesse o Configurador (SIGACFG) Menu \ Ambiente \ Schedule, clique em cadastro para visualizar a tela e criar o Agent para realizar as transmissões automáticas. 

Inicie então os agendamentos cadastrados e reinicie os serviços para subir os Schedules. 

Lembre-se de validar a criação da sessão ONSTART no appserver.ini nas rotinas SCHEDCOMCOL e COLAUTOREAD. Por último, configure os parâmetros e valide o diretório de importação. 

Faça pastas repositórias no RootPath

Assim que for utilizar o Importador XML Protheus, crie pastas repositórias dentro do RootPath no seu servidor TOTVS Protheus (pesquise o arquivo RootPath em appserver.ini). As pastas devem constar no caminho Protheus_data com o diretório sem espaços (lembrando que ambiente Linux não aceita diretório com letras maiúsculas). 

Para importar seus arquivos, o XML deve ser inserido na pasta IN manualmente, uma vez que esse processo (importador nativo) não possui integração com a Neogrid para carregar na pasta automaticamente. IN é o diretório dentro do ROOTPATH do Protheus onde serão lidos os arquivos XML para importação. 

Preencha os parâmetros no Módulo de Compras

Agora acesse o módulo de Compras \ Miscelânea \ Importador de XML \ Monitor, e preencha os Parâmetros conforme a necessidade para não sobrecarregar o sistema. 

Estando tudo certo, a rotina irá exibir todos os XMLs importados para pré-notas. Certifique-se de que o fornecedor esteja cadastrado e que o produto esteja vinculado na amarração: Fornecedor X Produto. 

Reprocesse e corrija erros encontrados no importador de XML Protheus

Com tudo configurado, clique em Reprocessar para enxergar as notas que apresentaram erros e não foram importadas. Corrija então os erros encontrados e repita a operação de reprocessamento. Chegamos então ao final do processo, em que você irá marcar o XML importado com o status de pré-nota a ser classificada, clicar em Outras Ações e Gerar Docto

Benefícios do Importador de XML no Protheus 

Importar XML de forma automática no Protheus traz vários benefícios, e com a CRM Services o nível de automatização dos processos pode ser ainda mais elevado. 

  • Realize toda a gestão de documentos fiscais eletrônicos;
  • Arquivos completos para o lançamento;
  • Vincule XML com pedido de compras;
  • Atualize os dados sem trocar de tela;
  • Faça validações de segurança;
  • Com validação SEFAZ, acompanhe o status das notas em tempo real;
  • Configure o manifesto automático após o lançamento;
  • Parametrização do lançamento 100% automático;
  • Tenha conhecimento quando notas frias forem emitidas contra a sua empresa;
  • Armazenamento com backup XMLs os documentos fiscais feito em nuvem, pelo período de 5 anos conforme determina a lei;
  • Minimize erros de digitação e inconsistências nos dados;
  • Gere dados precisos e confiáveis.

Com uma gestão de software mais eficiente, sua empresa pode reduzir custos, aumentar a produtividade e aprimorar seus processos internos, tornando-se mais competitiva e preparada para enfrentar os desafios do mercado. 

Conte com a CRM Services  

Tarefas manuais e repetitivas nunca mais!  Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira apoio nesse ou em outras rotinas do TOTVS Protheus, entre em contato conosco! Nós podemos ajudar sua empresa.  

Os profissionais especialistas da CRM Services trabalham para que você não tenha dúvidas sobre a efetividade do software no seu negócio. 

Automatize o processo de lançamento de notas fiscais eletrônicas no sistema com a CRM Services e agilize o trabalho do seu setor financeiro! 

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now