Skip to content Skip to footer

Como otimizar o sistema Datasul para ter mais vantagens competitivas 

Não é segredo que o sistema Datasul está intimamente conectado à história da indústria tecnológica no Brasil. O software, criado em 1978, continua impactando diariamente médias e grandes indústrias.  

Mesmo presente no mercado há tanto tempo, o ERP Datasul ainda é considerado um alicerce para engenheiros e gestores de produção, além de garantir eficiência para outros departamentos. Entre eles estão o RH, Financeiro, Logístico e Contábil.  

No entanto, apesar de sua qualidade como software, a velocidade tecnológica obriga que setores estratégicos otimizem seus processos de tempos em tempos. Este é o maior desafio para gestores de maneira geral: implantar melhorias e conhecer as tendências da tecnologia.  

Continue a leitura para conhecer mais sobre o sistema Datasul e as melhores práticas para otimizar esta ferramenta na sua empresa. 

Como funciona o sistema Datasul? 

O Datasul é um dos sistemas de gestão mais antigos no Brasil, possuindo grande participação no controle de produção de diferentes indústrias. Apesar de seu diferencial focado para o setor de Manufatura, o sistema Datasul passou por diversas evoluções. 

Sendo um sistema que auxilia as empresas no momento de integrar comunicações e processos, o Datasul começou suas atualizações ainda em 1989, com a chegada do Datasul Magnus.  

Escrito em linguagem de quarta geração, e com banco de dados relacional, o sistema foi um marco na indústria brasileira de software. Atualmente continua estimulando ganhos de eficiência e aumentando a competitividade de centenas de empresas. 

Como um bom ERP, o Datasul é um sistema altamente personalizável, não apenas para linhas de produção complexas, mas também para diferentes mercados. Entre eles, varejo, distribuição, serviços e construção.  

Dessa forma, o funcionamento do software é adaptável às necessidades específicas de cada empresa, integrando processos e operações em toda a organização.  

Principais módulos do Datasul 

Uma plataforma centralizada que permite a coleta, armazenamento, processamento e análise de informações relacionadas às operações empresariais precisa não apenas entregar diferentes funcionalidades, como ter diferenciais competitivos.  

Cada módulo do sistema Datasul tem funcionalidades específicas que atendem às necessidades também específicas de cada área. Assim como qualquer ERP, o Datasul integra todos os setores de uma empresa, passando desde o chão de fábrica, até detalhes do Financeiro, Contabilidade e RH.  

No entanto, ao contrário de outros ERPs, o Datasul tem peculiaridades que fazem a diferença para alguns tipos de mercados. Conheça os módulos mais famosos do software e seus diferenciais. 

Datasul Manufatura 

O Datasul Manufatura, o “carro-chefe” do sistema Datasul, foi desenvolvido para atender indústrias de médio e grande porte, com o papel de garantir controle de todas as etapas do processo produtivo. Para indústrias com diferentes linhas de produção, como a indústria de eletrodoméstico, concessionárias e até a indústria têxtil, o Datasul é uma solução robusta e completa. 

Além disso, o módulo de Manufatura pode ser integrado com outras soluções do sistema, como o Datasul Backoffice, que é focado nos setores burocráticos, como financeiro, fiscal e jurídico.  

Veja as principais funcionalidades do Datasul Manufatura: 

Funcionalidades Datasul ManufaturaDescrição
APS – Planejamento Avançado de Produção É possível realizar os processos de Planejamento de Materiais (MRP), carga-máquina e sequenciamento de produção. Assim, os gerentes de produção garantem que há disponibilidade de máquinas e materiais, para não ter problemas com prazo de produção, por exemplo.   
Chão de Fábrica Controla os centros de trabalho nas máquinas, de forma que organiza a programação de produção, ou seja, quais produtos entrarão em quais máquinas, e quais materiais serão utilizados. Ainda permite o controle de refugos e retrabalhos.   
Coleta de Dados Facilita a coleta de dados e evita erros no apontamento de produtos e insumos no estoque, por exemplo. Assim, os processos se tornam mais confiáveis.   
Controle da Qualidade Além de auxiliar nas boas práticas e exigências da certificação ISO 9000, no sistema Datasul Manufatura é possível também fazer o controle interno da qualidade dos produtos, demarcando casos de não conformidade com regras de segurança.   
Controle de Produção Gerenciamento completo da produção, como quantidade de produtos fabricados por minuto, matérias-primas consumidas, e se as metas de produção estão em dia. Por conta disso, dá suporte ao planejamento como um todo.   
Engenharia de Produtos Módulo em que o engenheiro do produto acompanha os processos, desde o controle de insumos necessários, produção, especificações técnicas, entre outros.   
MRP – Planejamento de Materiais A partir das informações de vendas, pedidos e plano de produção, o módulo MRP consegue calcular de forma automática as necessidades de materiais, para gerar ordens de produção e solicitações de compra.   
Custos Industriais Acompanha os custos de produção, desde a aquisição de matéria-prima, mão de obra, até gastos com os processos de fabricação etc.   

Linhas GGP e LGP – Agro 

Talvez uma das grandes vantagens de ter o Datasul é ter a linha GGP e LGP, totalmente focadas no Agronegócio. Assim como os módulos de Manufatura, os módulos para o Agro gerenciam toda a linha de produção pecuarista e de agricultura. 

Dessa forma, são linhas que organiza a produção de grãos, além de dar total controle da safra de grandes fazendas. 

Datasul Backoffice  

A Linha Datasul Backoffice oferece maior produtividade, agilidade e flexibilidade na administração do seu negócio. Com ele, sua empresa conta com um leque completo de módulos que cobrem todas as operações de backoffice. Da captação das necessidades dos clientes às vendas e faturamento, o sistema cuida de todos os processos administrativos. I 

O sistema Datasul também proporciona rastreabilidade de transações e otimização da experiência de compras, com processos mais eficazes e eficientes em comparação com processos manuais ou bagunçados e misturados em mais de 10 ferramentas diferentes, por exemplo. 

Algumas funcionalidades do Datasul Backoffice são:  

Funcionalidades Datasul BackofficeDescrição 
Suprimentos Processos de compras e aprovação de processos logísticos 
Comex Operações de Comércio Exterior 
Financeiro Módulo com várias rotinas que atendem o setor financeiro, desde contas a pagar e a receber, aprovações financeiras de documentos, fluxo de caixa, controle de inadimplência, entre outros.   
Controladoria Dá suporte ao compliance da empresa, a partir do controle de movimentações contábeis. Entre as principais atividades estão execução orçamentária, contabilidade fiscal e gerencial. 
Fiscal Garante o compliance no setor fiscal da empresa, ao atender obrigações com livros fiscais, apuração de impostos, escriturações digitais, entre outros. 
Engenharia de Produtos Módulo em que o engenheiro do produto acompanha os processos, desde o controle de insumos necessários, produção, especificações técnicas, entre outros.   
Administração de Vendas Com soluções de CRM e Vendas, essa funcionalidade permite o controle total de processos de vendas e relacionamento com o cliente.   
Fiscal Garante o compliance no setor fiscal da empresa, ao atender obrigações com livros fiscais, apuração de impostos, escriturações digitais, entre outros.   
Faturamento Cuida da parte de pedidos de venda, desde a emissão de nota fiscal até as estatísticas de volumes vendidos.   

Meu RH Datasul  

A solução Datasul RH, como o próprio nome sugere, é focada no gerenciamento de Recursos Humanos, permitindo automatização de processos e tarefas que envolvam a gestão de pessoas. Assim como o Datasul Manufatura, este módulo pode ser integrado de forma nativa com o sistema Backoffice. 

Confira mais sobre as funcionalidades do módulo:  

Funcionalidades Datasul RHDescrição 
Folha de pagamento Automatiza cálculos e agiliza os processos que envolvem a folha de pagamento de funcionários, evitando erros e garantindo eficiência.   
Férias e Rescisões Calcula de forma automática as férias e rescisões de colaboradores CLT, e permite o cadastro de regras específicas para outros formatos de tarefa.   
Controle de Frequência Faz o controle de ponto e das horas trabalhadas dos funcionários, e permite o gerenciamento de horas extras com agilidade.   
Benefícios Corporativos Gestão de benefícios dos colaboradores, desde a aquisição até a distribuição.   
Cargos e Salários É responsável pela organização e planejamento de salários e cargos dos colaboradores, assim como ações relacionadas às promoções e transição de carreira.   
Administração de Treinamento Gerencia treinamentos corporativos, desde o planejamento, cronograma e até os resultados obtidos.   
Recrutamento e Seleção Auxilia nas atividades de recrutamento e contratação, tornando a tarefa mais rápida e assertiva, retendo os melhores talentos.   

Ainda, o Datasul RH é integrado ao App Meu RH da TOTVS, que permite uma rotina mais flexível dos profissionais de Recursos Humanos. 

3 diferenciais do ERP Datasul  

Como já falado anteriormente, as evoluções do Datasul aconteceram em diversas frentes. Algumas delas se tornaram grandes tendências e, hoje, o sistema Datasul tem vantagens competitivas que o fazem ser escolhido em detrimento de outros ERPs. 

Na década de 90, os sistemas de gestão se tornavam ferramentas indispensáveis para a competitividade de empresa renomadas. Por isso o Datasul também teve de se reinventar. Como exemplo, em 1998, o Datasul lançou o Enterprise Management System (EMS), um sistema totalmente voltado para o ambiente digital, com uso de gráficos, dashboards e operações administrativas.  

Esse movimento foi acompanhado de uma expansão no portfólio de soluções da Linha Datasul. Na virada dos anos 2000, a empresa já oferecia soluções de BI (Business Intelligence), CRM (Customer Relationship Management), serviços de educação corporativa e automação de processos com uso da IA etc. 

Portanto, o Datasul passou a ser um ERP totalmente robusto e com dezenas de soluções e funcionalidades. Todas voltadas para as necessidades operacionais e de gestão de médias e grandes empresas.

Neste crescimento, destacamos 3 diferenciais que fazem o Datasul ser uma ferramenta indispensável para certas realidades corporativas.  

O sistema Datasul é ideal para produções complexas 

Uma peculiaridade de ERPs TOTVS, de maneira geral, é sua força de integrar processos de departamentos diferentes. No entanto, no caso do Datasul, sua grande força é integrar processos de produções complexas. 

Isso significa integrar atividades que envolvam um “único departamento”. Como exemplo prático há o chão de fábrica. Indústrias com diversas linhas de produção necessitam de ferramentas dedicadas para lidar com a quantidade de etapas e precisão de produções diferentes, que culminarão em um mesmo produto.  

É comum que esta complexidade aconteça em indústrias que precisam de alto nível de qualidade para evitar avarias. Indústrias alimentícias, farmacêuticas, bélicas ou mesmo têxteis são alguns exemplos de serem produções complexas.  

Como a realidade industrial é peculiar, ainda mais quando se trata de produções complexas, algumas tendências estão em alta para aumentar a eficiência produtiva. Destacamos grandes 3 tendências que devem ser vistas como prioridades para engenheiros de produção, supervisores do chão de fábrica e os próprios gerentes.

Para conhecer profundamente cada uma das tendências, baixe GRATUITAMENTE o Ebook sobre Tecnologia Industrial: Tendências e Desafios para 2024. Preencha o forms abaixo e receba o link do material no seu email.

Redução de gastos e eficiência na operação 

Qualquer sistema de gestão, seja de processos industriais ou administrativos, possui a premissa de reduzir custos. Portanto, qual o diferencial do Datasul neste caso? A redução de custos é extremamente precisa visualmente falando.  

No módulo logístico, por exemplo, é possível ter um controle de investimento nos mínimos detalhes. Isso significa saber até os minutos que leva uma entrega, uma produção e até quanto uma máquina deve produzir durante um período de tempo – e os motivos dos quais ela não produziu, caso ocorra um problema.  

Todas estas informações são reunidas no sistema Datasul, que automaticamente mostra os impactos da operação nas finanças, como faturamento, crescimento estrutural, aumento na produção etc.  Com isso, os dashboards são altamente estratégicos para gerentes de maneira geral, o que traz altos benefícios, como ações mais assertivas em unidades produtivas, gestão de pessoas mais precisa, entre outras questões. 

Apesar dos exemplos citados foram da realidade industrial, todas essas ações contam também no módulo Backoffice, onde é possível realizar uma importação de notas de forma automática. Isso faz com que o tempo de manuseio seja reduzido em mais de 85% durante o lançamento de NFes, NFSes e CTes no ERP, além de reduzir erros manuais que afetam as finanças da organização. 

Alto nível de precisão tecnológica 

O sistema Datasul conta com uma tecnologia que permite definir hierarquias com exatidão, assim como tem ferramentas que entregam a receita do bolo do mundo tecnológico e alto nível de precisão na produção, além de facilidade de integração com outros softwares, sejam TOTVS ou não. 

Inclusive, a integração no Datasul pode parecer complexa, no entanto é de alta qualidade, evitando bugs e dores de cabeça relacionadas a código ou programação. 

Um desses exemplos é a funcionalidade de APS, que nasceu no Datasul e possui diferenciais no monitoramento da produção de qualquer produto. Assim, o sistema envia alertas sempre que houver algum problema ou necessidade para os gerentes da operação.  

Por ter esta alta precisão tecnológica, a implantação do Datasul pode levar alguns meses, mas para empresas que precisam deste nível de qualidade, compensa mais do que implantar um software mediano. 

Otimizando a cadeia arquitetônica do Datasul 

Em resumo, o sistema Datasul funciona como uma plataforma integrada que ajuda as empresas a gerenciarem e controlarem seus processos operacionais, financeiros e administrativos, fornecendo uma visão abrangente e em tempo real das atividades empresariais. 

Com a quantidade de funcionalidades e possibilidades que o software proporciona, atualizações são consideradas ganhos em eficiência corporativa, aumentando a produtividade e, consequentemente, o faturamento da empresa.  

Para realizar essa otimização é necessário analisar toda a cadeia arquitetônica do Datasul, quais os problemas atuais da empresa, assim como os departamentos e operações que necessitam de melhoria, assim como um atendimento remoto eficiente para ERP na nuvem ou local.  

Dessa forma, a CRM Services conta com a Análise Humana de Negócios, assim como o serviço dedicado para entender qual a dor do seu negócio. Somos especialistas no mundo TOTVS e com uma torre totalmente dedicada ao Datasul, entendendo as melhores tendências e como aplicar as melhores funcionalidades, de acordo com as necessidades organizacionais. 

Conheça a consultoria Datasul da CRM Services e traga inovações tecnológicas para suas operações. 

Categorias

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]
This Pop-up Is Included in the Theme
Best Choice for Creatives
Purchase Now